A Gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do nosso estômago.
Ela pode causar episódios isolados de dor na fase aguda ou na mais fase crônica pode apresentar sintomas por meses.
A gastrite pode ser desencadeada por várias questões, alimentares ou não. Por ser multifatorial, o seu tratamento é muito difícil para muitas pessoas, pois a maioria se acostuma com os sintomas horríveis dela.
.
O que causa gastrite:
Consumo muito frequente de alimentos industrializados, frituras ou excesso de açúcar.
- Presença de uma bactéria chamada H. pylori.
- Ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou café. - Uso prolongado de anti-inflamatórios ou anti-ácidos.
- Estresse
- Questão auto imune, onde o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
.
Os sintomas mais comuns são:
Queimação, azia, náuseas, vômitos ou ânsias, indigestão, dores abdominais e em alguns casos mais graves fezes escuras (com sangue) ou vomito com sangue.
.
Não importa a causa, a alimentação é o centro do tratamento.
- Coma mais frutas, verduras e legumes, gorduras boas como azeite, castanhas, abacate, proteínas animais ou vegetais em quantidades moderadas, alimentos com funções anti-inflamatórias como hortelã, gengibre, cúrcuma, mel, alho e orégano.
- Evite por um bom tempo molhos prontos, condimentos fortes como pimentas, cafeína (café, chá verde, chá preto), álcool, alimentos industrializados, fritura e alimentos que você perceba que desencadeie uma crise.
.
É muito importante eliminar possíveis alimentos inflamatórios. Ter um intestino saudável e tratar a disbiose intestinal, investigar se a gastrite gerou anemia e fazer uso de alguns suplementos como vitamina C, omega 3 e probióticos.
Há muitas questões individuais no caso da Gastrite, é importante que procure uma nutricionista para fazer um tratamento especifico para você e cuidado para não piorar o quadro fazendo tratamentos aleatório.
GASTRITE TEM CURA – VOCÊ NÃO PRECISA VIVER NO DESCONFORTO!
Comments